quinta-feira, 19 de abril de 2012

Maranhão 66: Discurso de posse de Sarney e coronelismo

Documentário de Glauber Rocha no link seguinte. 1966, Maranhão, miséria popular: cenário perfeito para o jogo eleitoral das classes dominantes. Sarney sobe ao poder através de eleições diretas para governador no Maranhão, fenômeno que ocorreu em 11 estados aquele ano.

http://www.vidoevo.com/yvideo.php?i=dDBKSlBGcWuRpcnVoQUE&maranho-66

"O coronelismo é um fenômeno político do passado, ou pode se reproduzir no futuro? Em qualquer caso, sua vitalidade depende, de um lado, da persistência de relações de produção pré-capitalistas no campo [relações de dominação e dependência pessoal]; de outro, do significado das instituições democráticas representativas para as classes trabalhadoras e da importância do processo eleitoral como lugar de resolução das disputas internas ao bloco no poder." Décio Saes, Estudios Rurales Latinoamericanos, vol. 1, nº 3, 1978.

Hoje fala-se ainda de coronelismo brasileiro, mas de novo tipo, envolvendo o controle dos meios de comunicação. Podemos ver uma análise desse fenômeno nesse trabalho recente do observatório da imprensa: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/download/Coronelismo_eletronico_de_novo_tipo.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário