quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Coletânea de ensaios de Ângelo Novo

Ângelo Novo é um intelectual comunista português da revista O Comuneiro. Disponibilizamos abaixo quatro curtos artigos, todavia não menos profundos, que tratam de muitas questões já debatidas por aqui:

- Crítica do livro TORNAR POSSÍVEL O IMPOSSÍVEL: A Esquerda no limiar do século XXI - Marta Harnecker. De maneira breve e direta Ângelo rebate a guinada de Harnecker para fora do marxismo. O "novo paradigma" produtivo, tecnológico, político e sócio-cultural estaria enterrado de vez a política socialista e a análise científica das classes? Devemos ver com olhos otimistas as mudanças globais das últimas décadas, ou friamente percebê-las como ofensivas das classes dominantes? São algumas das questões de fundo.

Texto disponível em: http://www.ocomuneiro.com/angelonovo/harnecker.html



- Desventuras de uma nova crítica crítica. Crítica ao núcleo da teoria de Robert Kurz, marxista alemão falecido este ano. Abandonando o marxismo clássico, Kurz e seus seguidores pretendem, através de uma super teoria crítica da sociedade, baseada na crítica do valor/trabalho (abstrato) do Marx mais "libertário", construir uma ponte para a emancipação humana. Porém, esta ponte carece de agentes históricos para construí-la e um local de chegada mais realista.

Texto disponível em: http://www.ocomuneiro.com/angelonovo/desventuras.html


-  A Questão do Multiculturalismo. O pensamento social crítico (ou pós-crítico?) pós-moderno tem no multiculturalismo um porto-seguro. Tendo a cultura, entendida a partir de um relativismo extremado, como ponto de análise central, os adeptos do multiculturalismo hoje pensam estar realmente rompendo com a ideologia dominante (colonialista, racista, sexista etc.). As palavras de ordem de tolerância e diversidade se tornam revolucionárias. As coisas se passam mesmo assim? O autor nos mostra como o multiculturalismo vem se tornando uma ideologia eficaz e camuflada do capital e do imperialismo.

Texto disponível em: http://www.ocomuneiro.com/angelonovo/questaomulticulturalismo.html


- Os segredos da «sociedade da informação». As mudanças tecnológicas das últimas décadas rompem com o capitalismo, ou instaura novas contradições, já previstas até mesmo por Marx? Como pensar o complexo cenário mundial que muitos já chamam de pós-industrial? Ângelo nos traz importantes reflexões sobre as modificações no processo produtivo e na socialização do novo século sem cair em reducionismos ideológicos ingênuos comuns a muitos pensadores do tema.

Texto disponível em: http://www.ocomuneiro.com/angelonovo/ossegredos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário